Gigantes

To Be A Giant – Ser um Gigante

Um dos símbolos sagrados do SMC é o MP3 "To be a Giant". Trata-se de um material de divulgação dos Jogos Olímpicos de 2002, mas que também descreve perfeitamente alguns aspectos da filosofia SMC e por isso foi adotado por nós.

O texto do comercial veiculado no mundo todo é o seguinte:

To be a giant
This has forever been our passion
This desire to be a giant
Not to stand on ones shoulders or have one for a friend
Though these may be fortunate things
But to be one
Giants step over barriers that seem never ending
They concur mountains that seem insurmountable
Giants rise above fear
Triumph over pain
Push themselves and inspire others
To be a giant
To do giant things
To take giant steps
To move the world forward

"Ser um Gigante......Essa sempre foi nossa paixão"
"Gigantes passam por barreiras que parecem intransponíveis..."
"Gigantes enfrentam o medo, triunfam sobre a dor..."
"...e inspiram outros a serem Gigantes, a terem atitudes Gigantes...."

Gigantes na Bíblia

A Bíblia menciona uma raça antiga chamada "nephilim", que são um povo oriundo da fecundação das "filhas dos Homens" pelos "filhos de Deus". A palavra nephilim é usualmente traduzida por Gigantes (ou Titãs). Apesar de ser a interpretação literal do texto, o conceito do acasalamento entre seres celestiais e humanas é controversa entre os cristãos, basicamente por causa da passagem do evangelho de Mateus segundo a qual os anjos não se casam, e a explicação oferecida é a de que os nephilim seriam nascidos de mortais possuídos por demônios.

Gigantes na mitologia grega

Na mitologia grega os Gigantes eram os filhos de Urano e Gaia (o Céu e a Terra). Eles entraram num conflito com os deuses do Olimpo conhecido como Gigantomacia, que só acabou devido a Hércules ter ajudado os Olimpianos. Os gregos acreditavam que alguns gigantes foram enterrados pelos deuses, e sua ira resultava nos terremotos e erupções vulcânicas.

Gigantes na mitologia Nórdica

Segundo esta história, haverá uma grande batalha (Ragnarök) quando os Gigantes (Trolls) atacarão Asgard, a morada dos Deuses, e os derrotarão, causando assim o fim do mundo. Mesmo com esse antagonismo, os Gigantes estão relacionados com os deuses maiores. A eles são atribuídos os fenômenos meteorológicos mais violentos, assim como a Thor. Desse modo, Thor e os gigantes são inimigos mortais e várias passagens apresentam seus violentos combates.

O Gigante e D.Quixote

..."Que gigantes? - disse Sancho Pança.
- Aqueles que ali vês - respondeu o seu amo -, de longos braços, que alguns chegam a tê-los de quase duas léguas.
- Veja vossa mercê - respondeu Sancho - que aqueles que ali aparecem não são gigantes, e sim moinhos de vento, e o que neles parecem braços são as asas, que, empurradas pelo vento, fazem rodar a pedra do moinho.
- Logo se vê - respondeu D. Quixote - que não és versado em coisas de aventuras: são gigantes, sim; e se tens medo aparta-te daqui, e põe-te a rezar no espaço em que vou com eles me bater em fera e desigual batalha." ...

D. Quixote de la Mancha, Miguel de Cervantes